Publicado por: Thiago Césare | agosto 30, 2011

Suco verde em manhãs geladas

Garopaba (chove lá fora e aqui faz tanto frio…) A chuva, o vento e o frio definitivamente não querem deixar o Sol brilhar nestas areias. Uma ótima oportunidade para constatar como o clima afeta nossos hábitos alimentares.

De manhã, sempre iniciamos o dia com o suco verde (ou suco da luz do sol ou leite da terra) . Não comemos ou tomamos mais nada até o lanche da manhã, lá pelas 10h. Só que fazer e tomar o suco verde numa manhã nublada, gelada e com o vento galopando lá fora pode se tornar um grande desafio.

Eu, meu colete de neve e a Surya, que adora ajudar a cortar a couve.

A começar pela lavagem das folhas, maçãs, cenouras e demais insumos com a água das geleiras patagônicas que sai de nossa pia. Comprei um par de luvas de borracha. Mas, se por um lado ajuda a não queimar a pele e evitar câimbras nos dedos, por outro perde-se em sensibilidade para realizar a limpeza. O jeito é se adaptar.

Mas realmente me recuso a coar o suco com luvas. A alquimia se torna mais rica com a ordenha à mãos desnudas. O suco sai gelado do coador, já que a maioria dos ingredientes estava na geladeira.

Caprichem na hortelã!

Uma vez pronto, o suco não é propriamente uma bebida quente, nem mesmo morna. Em manhãs frias, o corpo pede algo quente, mas não dá para amornar o suco – nunca tentamos, talvez devêssemos. Não que seja uma tortura tomar um suco friozinho num tempo desses, gostamos muito dos nossos sucos, mas um mingau quente ou uma xícara de chá são tentadores. Para quem toma café, leite ou chimarrão, então, esqueça o suco!

De qualquer forma, tive um insight que tem caracterizado nosso suco de inverno: aumentar substancialmente a quantidade de gengibre. A iguaria acende o fogo digestivo e conforta o corpo no frio.

Já em manhãs quentes, caprichar na hortelã e no capim-santo é uma ótima pedida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: