Publicado por: Lívia de Paula | setembro 1, 2011

Aniversário de criança SEM açúcar

Aplicando a cobertura de tâmara e cacau no bolo. Essa receita ficou demais!

Garopaba (Plantando sementinhas…) Nossa filhota Surya completou 2 anos de muita vida no último dia 29 de agosto, mas a comemoração oficial aconteceu hoje, 1º de setembro, na Escolinha Arvoredo, aqui em Garopaba.

E foi um sucesso! 24 crianças brincaram e saborearam salgados integrais vegetarianos, doces e bolo sem açúcar (nem mascavo, nem melado). Tudo foi adoçado naturalmente apenas com frutas secas, mel de abelhas ou mel de agave cru.

Preparando a massa dos docinhos no moedor

No ano passado, celebramos seu 1º aninho com trufas e torta viva. Mas a celebração foi restrita a poucos familiares adultos, já acostumados com nossos hábitos alimentares. Agora, sim, tivemos um grande desafio, alimentar mais de 20 crianças em idade pré-escolar, um público muito sincero e ávido por açúcar. Estávamos na adrenalina da expectativa!

Docinhos prontos para enrolar!

Desde que colocamos a Surya na escolinha, cerca de um mês atrás, conversamos com as professoras sobre a alimentação que praticamos em casa e do nosso interesse em promover uma festinha de aniversário saudável para elas conhecerem as opções de um cardápio vegetariano e sem açúcar. Elas ficaram um pouco preocupadas sobre como seria a aceitação das crianças, o que é perfeitamente compreensível quando se trata de algo diferente do padrão convencional. Mas com um pouco de conversa as professoras se mostraram bastante compreensivas e toparam a idéia. E para deixá-las mais tranqüilas, combinamos ter um “plano B”, caso a criançada decidisse não comer nada. Estávamos bastante confiantes, por isso centramos nossas energias no Plano A e começamos os preparativos!

Tudo muito colorido.

Tudo começou com a escolha do tema da festa, que foi relativamente fácil. Escolhemos o Ursinho Pooh, pois além da Surya ter um DVD e adorar o desenho, o ursinho é mundialmente famoso por adorar mel. Depois passamos para o cardápio, que incluiu os salgados: pão de queijo vegano e mini pizzas integrais. E os doces: trufas de tâmara e cacau, beijinho de uva passa branca com coco ralado e castanha de caju e pão de mel. As bebidas: shake de amêndoas e cacau, sucos naturais de uva e laranja e para complementar gelatinas coloridas com suco de fruta e agar-agar. E, é claro, o bolo. Como se tratava de uma primeira experiência com tantas criancas, decidimos não fazer uma torta viva. Optamos pelo caminho do meio: a massa do bolo seria assada e recheio e cobertura seriam vivas. Assim, elaboramos um delicioso bolo (de aveia, amaranto e mel de agave) com recheio cremoso de castanha de cajú e morango, cobertura de tâmara com cacau e detalhes com creme de damasco.

Ninguém sentiu falta de brigadeiro!

No dia da festa, levamos tudo para a escola, arrumamos os enfeites e, as 15h chegaram os amiguinhos bem animados. Diga-se que ninguem comentou nada com as crianças sobre a peculiaridade do cardápio.

Finalmente, após o Parabens, o “podem se servir!”

Na adrenalina, ficamos de olhos e ouvidos atentos para as reações e comentários.

E vamos cortar o bolo!

E, graças à Vida, foi um sucesso!  Das 24 crianças observamos apenas 3 que não comeram muito, mas mesmo assim provaram algumas coisas. As professoras também ficaram positivamente surpresas com a beleza e o carinho com que tudo foi preparado. E de lembrancinha, todos levaram um pequeno pote de mel para adoçarem suas vidas de forma mais natural e saudável.

Registramos aqui nossa gratidão à Escola Arvoredo pela abertura e confiança e aos coleguinhas da Surya pela sinceridade e alegria. Viva!!!

Anúncios

Responses

  1. Viva a Surya! Viva nossas crianças crescendo com saúde e alegria!

  2. Festa linda!Meus cumprimentos pela dedicação,paciência carinho e amor que tiveram na alquimia dos alimentos.Principalmente por passarem esta mensagem linda de uma alimentação saudável viva e possível.Sucesso nessa longa caminhada de educação e consiência alimentar,vamos plantando sementinhas com certeza acharemos um solo fertil onde crescerão e formarão um exército de seguidores para colher os frutos ,nos alimentar e fazer da alimentação viva e saudável nosso remédio para um corpo e espírito sadio.

  3. Surya, Livia e Thiago! Parabens a todos voces pela iniciativa de seguir um caminho saudavel. Sorte desse sol que ilumina o mundo e mais de perto o seu mundo. Beijos e muitas descobertas nessa nova caminhada. Estamos torcendo por vcs. Tati (qualquer dia apareco).

  4. Parabéns familia linda!!!

    Sou fã viu…

    Doce é a vida quado vivida com consciência…

    Um beijo verde rss

  5. Hummmm… pena que nao estava ai para comemorar junto com essa bonequinha!

  6. Família linda Parabéns pelo niver da Surya,Que festa linda,e que iniciativa bacana,deu água na boca!!!….e Parabéns pelo blog adorei as matérias e vou acompanhar tudinho, ansiosa para saber que passos estão dando!!!
    Sucesso!!!carinho Drica e Família.

  7. UAU !!!!!!!!

    “Dilicia” de festa !!!!

    Parabéns pelo carinho e modificação de cardápio, ocorrido nessa comemoração …bela atitude!!!

    AHO !!!

    Clair de Lune


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: