Publicado por: Thiago Césare | setembro 23, 2011

Ernst Götsch

Garopaba (o Ser querido) Antes de falar sobre o curso com o Ernst na Arca Verde, cabe uma breve apresentação do professor aos não iniciados.

Ernst Götsch é um dos pioneiros, no Brasil e no mundo, da prática conhecida por sistema agroflorestal multiestrato, ou simplesmente agrofloresta (na verdade, trata-se de uma prática milenar, mas que foi abandonada à medida que “evoluíamos”). Suíço radicado no Brasil há mais de 20 anos, Ernst ganhou projeção ao transformar uma área degradada pela criação de gado de cerca de 500 hectares em Piraí do Norte, sul da Bahia, em uma das terras mais biodiversas e produtivas da região. “Quando adquiri aquela propriedade”, diz Ernst, “todos da região falavam que gringo não sabia escolher terra. Hoje, dizem que só produzo porque estou na terra mais fértil da região”, ironiza.

Do ponto de vista acadêmico, Ernst é um exemplo de cientista multidisciplinar, capaz de navegar com autoridade nas áreas de agronomia, geologia, botânica, astronomia, biologia e genética. Mas, sobretudo, é um cientista prático. Basta alguns minutos com este senhor para perceber que não há diferença entre seu discurso e sua prática, entre sua filosofia e seu dia a dia.

Já tinha realizado meu primeiro plantio quando o conheci no início de 2009. Sabia que plantar agroflorestas era o que eu desejava para minha vida. E ali estava o professor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: