Publicado por: Thiago Césare | setembro 29, 2011

O incêndio nosso de cada dia

Dose diária de incêndio na Areias de Palhocinha

Garopaba (a verdade precisa ser dita) Aqui nas Areias de Palhocinha, bairro onde nos instalamos durante nossa estadia em Garopaba, somos protegidos a oeste por uma parede de morros. De nossa janela temos uma visão privilegiada da Pedra Branca, formação rochosa conhecida por todos da região.

 

Quando as chuvas deram um tempo, há umas duas semanas, dia sim, dia não, é possível encontrar pelo menos um incêndio nos morros, claramente produzido por moradores em busca de mais área de pasto para seus animais.

Aqui em Garopaba ainda existem muitos criadores pequenos de gado. Eles têm o costume de amarrar os animais em terrenos não cercados, afinal os bichos precisam comer, e quem cria gado sabe que não se cria gado sem espaço. Só que espaço é um recurso cada vez mais escasso por aqui. Muitos loteamentos e construções.

No entanto, enquanto o pequeno criador apenas é empurrado para a floresta, o grande empurra a floresta para fora dele.

Que ninguém se engane ou deixe enganar por aquilo que é noticiado: a pecuária é a principal causa de incêndios em nosso país. Trocam-se florestas por pastos. E lembro que o grosso do agronegócio – a saber as monoculturas – é voltado para a produção de ração animal.

Lembro também que o típico brasileiro come carne três vezes ao dia, ao mesmo tempo em que somos um dos maiores exportadores mundiais do produto.

Se cada cidadão carnívoro fizesse ao menos uma refeição sem carne ao dia, teríamos um impacto positivo enorme no que diz respeito a nossas florestas. Caso a carne se limitasse apenas ao churrasco de domingo, então, mudaríamos o mundo da noite para o dia. Discussões em torno de novos códigos florestais nem entrariam em pauta.

Mas não quero convencer ninguém a mudar sua dieta. Defendo tão somente a consciência. Saibamos todos que não existe bife role ou picanha bem passada sem florestas incendiadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: