Publicado por: Thiago Césare | outubro 6, 2011

Temazcal Raízes

Finalizando a preparação do Inipi

Garopaba (encontros e mais encontros) Ontem estive na casa da Carol e do Daniel, um casal luminoso que está em Garopaba há três anos, tempo em que ergueram sua morada num local muito bonito no bairro da Encantada. Estavam oferecendo um Temazcal, conduzido pelo Temazcalero Pedro.

Temazcal é uma cerimônia praticada há milênios pelos povos nativos das Américas Central e do Norte. Conheci a prática em 2006, em um festival próximo a Porto Alegre. Desde então, tive a felicidade de participar de vários temazcais e, principalmente, conhecer temazcaleros (nome que se dá a quem conduz a cerimônia) a quem tenho muito respeito.

Sua forma mais acessível para nós aqui no Brasil relaciona-se intimamente com a Tenda do Suor praticada pelos povos nativos das grandes planícies norte americanas, principalmente os Lakota.

O objetivo da prática, segundo o entendimento deste que vos bloga, é proporcionar aos participantes uma experiência de reconexão com a Mãe Terra e toda vida que nela brota, e com o Grande Espírito, o mistério que tudo contém e que em tudo está contido. Está conexão se dá por meio de inúmeros simbolismos. O interior do inipi, tenda totalmente escura, representa o útero da Mãe Terra, enquanto as abuelitas, as pedras incandescentes que são trazidas para seu centro, trazem consigo as vozes dos antepassados que perpetuam o saber do camiño.

Durante as quatro portas, ciclos que iniciam e terminam com o abrir e fechar da puerta para a entrada das abuelitas, o Temazcalero joga água nas pedras, formando uma nuvem de vapor super aquecida. Com todos suando aos cântaros, puxam-se cânticos ao som do chocalho e do tambor, além de rezas.

É uma experiência de renascimento. Se você nunca participou de um Temazcal, faça seu pedido que sua hora chegará.

Mais uma vez, agradeço aos amigos Maurício e Márcia pelo convite, à Carol e ao Daniel pela hospitalidade, e ao Pedro pela precisão e seriedade.

Aho!

Anúncios

Responses

  1. maravilhosO familia querida !!! amamos o blog-site ,,, vamos segui-los !


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: