Publicado por: Lívia de Paula | outubro 10, 2011

Moqueca Viva de Algas

Um caldeirão de cores e aromas!

GAROPABA (céu azul) Bom dia, pessoal! No último sábado, após o Quartzo Yoga lá no Shiva Hara Studio, fizemos uma moqueca de algas na casa de nossos amigos Maurício e Márcia. A moqueca é perfeita para um almoço social, super colorida, cheirosa, saborosa e ainda por cima muito divertida de preparar. Sempre podemos fazê-la de maneiras diferentes, com banana da terra, algas, cajú, cogumelos ou o que mais a imaginação permitir. Desta vez, fizemos uma combinação de algas, cogumelos shimeji, abobrinha e polpa de coco.

Esta é a versão da moqueca com banana da terra, tema para um futuro post.

A moqueca é um prato vivo amornado, ou seja, parte de sua preparação é feita em uma panela de barro ou pedra sobre a chama baixa de um fogão, utilizando-se apenas as mãos para prensar, misturar e mexer os ingredientes. Quando a temperatura da panela começar a ficar muito quente para as mãos, é hora de tirar do fogo para não matar as propriedades enzimáticas e nutricionais que caracterizam o alimento vivo.

E lembre-se de que a receita abaixo deve ser entendida como parâmetro, e não como um modelo a ser seguido fielmente. Sua criatividade e intuição são ingredientes que devem ser adicionados em abundância! Conheça os ingredientes disponíveis na sua região, explore, experimente!

Ingredientes (serve 4 pessoas): 1 cebola, 1/2 pimentão vermelho, 250gr de tomate cereja ou 4 tomates pequenos, 200gr de cogumelo shimeji, 1 abobrinha, 1/2 xícara de alga wakame, polpa de 2 cocos verdes (porém, mais maduros), água de coco, 1 colher de sopa de óleo de coco extra virgem, cúrcuma, pimenta, cebolinha, salsinha, coentro, limão e sal a gosto.

Preparo: Hidrate as algas e abra os cocos retirando a água e a polpa. Comece a amornar a cebola e o pimentão picados, e acrescente os cogumelos prensando lentamente para deixá-los macios. Acrescentar o tomate e a abobrinha cortados em rodelas fininhas. A seguir, adicone as algas, a polpa de coco fatiada e a água de coco (esta última determinará o ponto desejado para o caldo da moqueca). Finalizar com o óleo de coco, cúrcuma e o restante dos temperos à gosto.

Anúncios

Responses

  1. Bonito o prato!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: