Publicado por: Thiago Césare | outubro 12, 2011

Dia de Três Crianças

Lívia e Surya na chegada à Montanha Encantada

GAROPABA (boa noite, filhinha…) Hoje, Dia da Criança, começou o curso de formação em Yoga Integrativa da Lívia no Centro de Yoga Montanha Encantada. Será um intensivo de quase 30 dias e ela ficará hospedada por lá.

Hoje, Dia da Criança, nossa filhinha Surya também inicia um retiro de muita intensidade. Em dois anos e dois meses, nunca passou sequer um dia ou uma noite longe da mãe. Ficará com o pai, este que vos bloga, que também dá um enorme passo na ciência da paternidade.

Uma das coisas mais incríveis que desfruto como pai é testemunhar de tão perto o fortíssimo elo que une mãe e filha, filha e mãe. Tão visceral é a ligação que as duas, cada qual ao seu modo, não se enxergam como “duas”, e sim como uma só, um só organismo, um só ser. A mãe cuida da filha como se esta fosse a porção mais valiosa de seu ser, e a filha vê a mãe como seu mundo, seu alimento, suas brincadeiras e seu aconchegante lar.

Uma vez, muito antes de ser pai, durante um retiro que fiz, pasmém!, na própria Montanha Encantada, ouvi de uma psicóloga que a função primordial, mítica do pai é fazer com que mãe e filha consigam separar-se, emancipar-se uma da outra, serem duas de fato. Como isso é verdade! O chato é que nós, pais, acabamos passando por penetras indesejados na festa da vida. Mas aqui e ali, atendendo, auxiliando, ensinando, alimentando e, principalmente, interessando-se pelo mundo de nossos filhos, seus habitantes e bichinhos, a gente vai, aos poucos, ganhando a confiança deles.

A Surya chorou um bocado quando se despediu da mãe lá na Montanha Encantada, e imagino que a mãe também desabou em prantos quando nos viu sumir pela estrada. Estes próximos dias serão dias para que cada uma se descubra como ser único novamente, e aqui está o pai para fazer o meio de campo. Claro que iremos visitar a Lívia, numa frequência que a Surya saiba que não foi abandonada, e para deixar a mãe o mais tranquila possível. Tenho certeza que ambas se sairão muito bem! Quanto a mim, humildemente também acredito que não vou decepcionar.

Hoje, Dia das Crianças, três crianças, pai, mãe e filha, brincam de viver sob o céu de Garopaba.


Respostas

  1. Que lindo Tc,tenho certeza que ira fazer as vezes da LIvia numa boa,sei que é bom pai,bom companheiro e amigão da Surya.beijos pra vcs.Fica com DEUS.

  2. È isso ái papai!Tens pela frente uma missão um tanto dificil.Voçê que é um adepto do desapego,está conduzindo vossa filha ,ou seja dando seus primeiros passos ,para torna-la independente e segura do amor incondicional de mãe,essa é a segunda parte do cordão umbilical que estás cortando.Sei que está craque,vai dar tudo certo.Conte comigo.Bjos divirtam-se.Qualquer coisa venham para um Porto Seguro…..

  3. Tiago!
    Nem te conheço… Sou amiga da Lívia de muitos anos… Fomos colegas de ballet, faculdade. Mas, sem dúvida, o que mais marcou da nossa amizade foi a época incrível de descobertas que compartilhamos juntas. Lembro de um dia que estávamos na janela do meu quarto e ficamos mais de uma hora olhando para as nuvens. E, de repente, tudo fazia sentindo. Hoje vejo que essas vivências fizeram sentido em nossas vidas, ainda que de maneira diferente… Estou acompanhando com entusiasmo o “brincar de viver” de vocês e o teu post realmente me tocou. Talvez nunca tenha lido algo tão profundamente singelo acerca da paternidade. Manda um abraço bem apertado para a Lívia. Assim que ela voltar do curso, darei um jeito de visitar vocês.
    Com carinho,
    Laura

    • Saudações da Família Camiño, Laura!

      Agradeço por suas linhas. Lívia também adorou ouvir sua voz novamente. Retribui o abraço apertado! Por aqui, continuaremos a olhar as nuvens e apreciar o grande sentido que é a Vida! Continue nos acompanhando e esperamos encontrá-la el algum momento do Camiño!

      Grande abraço!


Deixe um comentário

Categorias