Publicado por: Thiago Césare | outubro 22, 2011

Quartzo Yoga

Os cristais prontos para vibrar

Conhecemos os crystal singing bowls (tijelas cantantes de cristal, em tradução livre, ou simplesmente cristais ou sinos de cristal, como Lívia e eu costumamos chamá-los) no centro holístico Esalen, em Big Sur, California, na virada de 2007 para 2008. E foi paixão à primeira “vibração”.

Quartzo Yoga no Spa Zen, Brasília, com Luanda Sudevi Das

Inspirados em seus irmãos orientais forjados em uma combinação de metais (como as tijelas tibetanas), os sinos são feitos de puro cristal de quartzo e possuem uma ressonância incrível. Os tons produzidos pelos cristais não são captados apenas pelos ouvidos, e sim por todo o corpo. Certos tons trabalham diretamente em nossos centros de energia (chakras), com efeitos terapêuticos, de harmonização e equilíbrio. Além de serem um ótimo veículo de meditação.

Em práticas noturnas, os cristais ganham um toque a mais de magia com velas

Quartzo Yoga + Sádhana Yoga, do professor Maurício Cocco, no Shiva Hara Studio, Garopaba

Quando retornamos ao Brasil em 2008, trouxemos um conjunto de 12 cristais e decidimos uni-los ao Yoga. Na época, convidamos nossa amiga Luanda Sudevi Dasi para conduzir uma aula experimental no Spa Zen, local onde moramos entre 2008 e 2011. Nascia, assim, o Quartzo Yoga. A aula fez tanto sucesso que passou a ser mensal, e sempre com sala cheia. Ao longo do tempo, incorporei aos cristais tijelas nepalenses, gongos coreanos e sinos tibetanos.

Quartzo Yoga na Montanha Encantada, de Joseph e Lilian LePage, Garopaba, SC

Resumidamente, o Quartzo Yoga é uma prática conduzida por um instrutor e acompanhada pelos cristais, principalmente durante a construção dos ásanas (posturas) e do yoganidra (relaxamento), momento em que os cristais vibram de maneira mais livre e intuitiva. Durante os ásanas, procuro, com os cristais, trabalhar os chakras que estão sendo “abertos” com as posturas. O resultado é um ganho em fluidez, força, concentração e consciência do ásana.

Yoganidra (relaxamento)

Mas, mesmo possuindo uma abordagem empírica, a verdade é que, pela diversidade dos feedbacks que recebemos, reconhecemos que o som e a vibração dos cristais também trabalham em níveis extremamente sutis, tornando a experiência algo muito pessoal, uma jornada mágica difícil de ser traduzida e compartilhada em palavras. Cada pessoa é um cristal, que vibra em sua frequência particular.

Quando começamos a elaborar o Camiño Vivo, decidimos que levaríamos os cristais para a estrada com a gente para compartilhá-los com o maior número de pessoas possível. E assim tem sido!

Caso você e seu grupo tenham interesse em conhecer o Quartzo Yoga, fale com a gente!  Será um prazer e uma honra compartilhar essa experiência incrível!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: