Publicado por: Thiago Césare | outubro 24, 2011

Desidratador Solar de R$ 5,00

CURITIBA (mais saudades do Cerrado…) 2006 foi mesmo um ano mágico. Estávamos conhecendo a Permacultura, uma resposta que se encaixava com tudo o que queríamos ser e fazer.

No calor daquele ano de descobertas, projetei o desidratador solar acima a partir de sobras de compensados e madeiras que juntei no depósito que tínhamos lá no Spa Zen. A única coisa que precisei comprar foram as telas metálicas para colocar nos orifícios de circulação de ar para impedir a entrada de insetos. Até o tampo de vidro, já no tamanho certo,  estava perdido no fundo do depósito. Na época, já colhíamos muita banana e queríamos desidratá-las para não perder a colheita.

O desidratador funciona muito bem. Um dia ensolarado de primavera em Brasília era suficiente para desidratar duas bandejas de bananas.

O orgulhoso projetista

O princípio de um desidratador é muito simples: calor e circulação de ar. Uma vez aquecido, o ar sobe e precisa sair por cima para o ar mais frio entrar por baixo. Projetei uma base para deixar a caixa inclinada (o que ajuda na captura da luz solar) e fiz buracos com serra-copo nas partes superior e inferior da mesma.

Aposto que ficaria ainda mais eficiente se tivesse feito menos buracos. E outra idéia para aprimorar o projeto será acoplar uma mangueira de piscina preta de uns 2m no buraco inferior, assim o ar já entrará quente no desidratador, acelerando sua circulação.

Bananas, abacaxis, caquis, maçãs, tomates, granolas, crepes… Que saudades do Cerrado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: