Publicado por: Thiago Césare | outubro 28, 2011

Desmistificando o açúcar (3)

GAROPABA (hoje tem Halloween!) Estamos azedando o coitado do açúcar hoje. Mas não tem outro jeito. Jeito tem, e muitos, para continuar adoçando nossas vidas sem ele.

O mel, apesar de não ser uma unanimidade (retornaremos em outro post exclusivo sobre ele), é uma opção, ou a primeira opção para quem quer começar a diminuir no açúcar.

Há os xaropes de plátano e do agave, não muito populares em nosso país, e igualmente sem consenso entre especialistas.

Há as frutas desidratadas, e aqui começamos a adentrar nas práticas desta família que vos bloga.

Para adoçar nossas bebidas e doces, utilizamos tâmaras e uvas passas hidratadas. Quando usamos água de coco para fazer os leites veganos, nem usamos outro adoçante! A água de coco é muito doce para um paladar já mais desabituado do açúcar refinado.

Por fim, não é preciso adoçar aquilo que já é naturalmente doce. Cremes, tortas, vitaminas, shakes, leites veganos e docinhos com frutas maduras dispensam adição de um adoçante.

Claro, o processo para diminuir o açúcar é geralmente lento e gradual. Mudar hábitos requer tempo, disciplina e, principalmente, interesse e abertura. Se você está mesmo a fim, é capaz de descobrir por si só os passos que deve tomar.

Compre tâmaras e, quando tiver vontade de um doce, coma algumas. Mais para frente, invista nas frutas. O açúcar refinado compõe uma parcela muito significativa da vida da maioria de nós e é preciso ocupar seu espaço com algo igualmente prazeroso e, sim, nutritivo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: