Publicado por: Thiago Césare | novembro 17, 2011

Mani Orgânicos da Floresta

BRASÍLIA (e o Sol vai surgindo) Estávamos numa loja de produtos naturais aqui em Brasília fazendo compras para o evento do Prem Baba quando nos deparamos com uma gôndola da Mani Orgânicos da Floresta, que se apresenta como o primeiro pão orgânico do DF, feito na Vargem Bonita, uma colônia agrícola bem perto do Spa Zen.

Fomos lá conhecê-los. O casal Ana Uema e Paulo Nenevê são os empreendedores do negócio. O Paulo, inclusive, eu já conhecia. Ele participou do primeiro plantio agroflorestal que fizemos aqui no Spa Zen e é da família dos agrofloresteiros aqui do cerrado.

Com a Mani, disseram que a idéia era oferecer algum produto que pudesse ser associado às agroflorestas. Decidiram pela fabricação de pães, sendo que o ingrediente principal é sempre agroflorestal, como o inhame, a abóbora e a mandioca.

São certificados pela Ecocert e o pão deles é muito bom! Encomendamos 20 para o retiro do Prem Baba.

Estou cada vez mais convencido de que o grande “selo” dos produtos ecológicos será o agroflorestal. Os produtores orgânicos basicamente não utilizam venenos e, na grande maioria dos casos, o método de produção não difere substancialmente do método tradicional. O manejo do solo, da água e a conservação da biodiversidade são essencialmente os mesmos do produtor que usa veneno, enquanto no sistema agroflorestal há uma multiplicação endógena de recursos, que eventualmente culminam no estabelecimento de florestas. Voltarei a falar sobre isso em breve.

Por hora, um viva a pioneiros como a Ana e o Paulo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: